Transcrição #2 - - - - Estudo nº6 - Matteo Carcassi

Saudações!



                            




Dando continuidade às transcrições de estudos consagrados para violão, apresento meu arranjo para o Estudo nº6 de Matteo Carcassi (1792 -1853).
Particularmente, a atuação do polegar sempre foi uma preocupação no meu aprendizado. Ainda no 6 cordas, aprendi a importância de uma sonoridade clara nos bordões, evitando que as notas graves ficassem soando em demasia, embolando o som. A maneira como as notas graves conduzem temas importantes do repertório violonístico, como o Prelúdio nº 1 de Villa-Lobos ou La Catedral, de Augustín Barrios é de fato uma bela característica de composição para o instrumento. Passando para o violão de 7 cordas, o interesse pelas notas graves e a atuação do polegar se mostram maiores (mas não obrigatórias), principalmente quando atua como acompanhador.
Este estudo tem a característica de possuir um tema que passeia pelas regiões, grave e aguda do violão. Enquanto o tema se faz em notas longas (mínimas), o acompanhamento é bastante movido, com notas em colcheias e esse gesto se reveza entre a voz grave e a voz aguda. Existem também momentos de pergunta e resposta entre as vozes e o resultado é belíssimo.

         

                            


Grande abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas